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Diagrama de Rede

Emerson Dias • Apr 01, 2019

Sequenciamento de tarefas o segundo passo para elaboração do cronograma.

O sequenciamento lógico das tarefas do projeto é uma etapa crucial na elaboração do cronograma, pois consiste em identificar interdependências entre as atividades, permitindo-nos estabelecer as direções.

Há quatro tipos de relacionamentos lógicos, os quais, resumidamente, definem-se da seguinte forma:

  • TI (Término para Início) – Uma atividade (predecessora) deve ser finalizada antes que a outra atividade (sucessora) inicie-se. Este relacionamento lógico é o mais comum.
  • II (Início para Início) – Uma atividade (predecessora) deve ser iniciada antes que a outra atividade (sucessora) inicie-se.
  • TT (Término para Término) – Uma atividade (predecessora) deve ser finalizada antes que a outra atividade (sucessora) seja finalizada.
  • IT (Início para Término) – Uma atividade (predecessora) deve ser iniciada antes que a outra atividade (sucessora) seja finalizada. Este é o relacionamento lógico menos comum.

Além dos tipos de relacionamento supracitados é importante ressaltar que em alguns casos torna-se necessário estabelecer uma “latência”.

TI (Término para Início) – Uma atividade (predecessora) deve ser finalizada e, antes que a outra atividade (sucessora) inicie-se, é necessário aguardar um período sem que haja trabalho alocado.

Exemplo: Pintura de equipamento - Secagem da pintura (latência) e montagem do equipamento.

Todas a tarefas do projeto estão relacionadas a outra(s) e possuem tanto predecessoras quanto sucessoras; exceto a primeira (sem predecessora) e a última (sem sucessora).

Não basta que uma tarefa relacionada atenda a premissa estrutural do cronograma. É necessário relacionar-se corretamente e corresponder a sequência executiva proposta pela engenharia e estratégias de execução; nesta etapa o planejador deve promover workshops e discussões com a equipe do projeto.

O cronograma de um projeto é uma entrega multidisciplinar e o planejador atua como integrador, responsável por operacionalizar e compilar a informação dos especialistas.

Para obter gestão de tempo eficaz é crucial que tenhamos o diagrama de rede consistente. Este foi o segundo passo para elaboração do cronograma funcional.


[...] seguimento nos próximos posts

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